"Ensaio sobre a Lucidez", o novo livro de José Saramago, promete polémica. O livro é apresentado dia 29 de Março.

Mário Soares, Marcelo Rebelo de Sousa e José Barata-Moura participam no lançamento de “Ensaio sobre a Lucidez”, o novo escrito de José Saramago. A apresentação está agendada para dia 29, no Auditório do Centro de Congressos de Lisboa. Será a primeira das 20 sessões de apresentação do livro que vão decorrer em vários pontos do país.

Muito se tem dito sobre “Ensaio sobre a Lucidez”. O escritor tem referido em várias entrevistas que a obra causará polémica. Já em Outubro do ano passado, em entrevista à brasileira TV Cultura, Saramago previa “um escândalo dos diabos”, maior do que o causado por “O Evangelho Segundo Jesus Cristo” (1991), considerado, por muitos e pela Igreja, um atentado ao Cristianismo. O romance foi cortado da lista dos concorrentes ao Prémio Literário Europeu, pelo Subsecretário de Estado da Cultura de então, Sousa Lara, por atacar “princípios que têm a ver com o património religioso dos portugueses. Longe de os unir, dividiu-os”. O “divórcio” com o Governo levou-o a ir viver para Lanzarote, uma das ilhas Canárias.

13 anos depois, José Saramago promete uma obra polémica: “tem algo de romance, algo de fábula, de sátira e de tragédia” e quer “revolver a consciência” dos leitores, como declarou o escritor, em Janeiro, numa palestra em Espanha. Por enquanto, da trama do romance sabe-se apenas que ela se desenvolve a partir de um acto eleitoral com características muito peculiares e que critica diversas instituições e figuras portuguesas.

O manuscrito de “Ensaio sobre a Lucidez” foi entregue à Editorial Caminho a 7 de Janeiro e a primeira edição contará com 100 mil exemplares.