A sondagem foi realizada pelo CIS, um instituto gerido pelo ministro da Presidência actual, que é Mariano Rajoy, o próprio candidato do PP à presidência nas eleições de 14 de Março.

O estudo atribui 42,2% das intenções de voto ao Partido Popular (PP), deixando os socialistas (PSOE) com 35,5%. Esta previsão aponta para a existência de 172 a 177 deputados do PP no Parlamento espanhol, sendo que são necessários 176 para obter maioria absoluta. O PSOE poderá ter 131 eleitos.

O resultado obtido traduz-se numa diminuição do fosso entre o PP e o PSOE: os conservadores descem 3% e os socialistas ganham 2%, vencendo o PP a 6,7% dos seus opositores directos. Esta sondagem prevê uma votação de 6,6% na Esquerda Unida (mais 1% que nas eleições de 2000).

Espanhóis não querem maioria absoluta

Contrariando as intenções expressas na sondagem do CIS, um inquérito do jornal diário «El Mundo» revela que 61,6% dos espanhóis questionados não pensam que seria boa a conquista de uma maioria absoluta pelo PP. Apenas 31,5% concordam com o poder absoluto dos conservadores.

O mesmo estudo classifica a actuação de Mariano Rajoy com 5,24 valores em dez possíveis, atribui cinco pontos a Rodríguez Zapatero e 3,91 a Gaspar Llamazares.

Manuel Jorge Bento