Budapeste 2004 foi a melhor actuação de sempre de Portugal nos mundiais de atletismo de pista coberta.

Rui Silva e Naide Gomes foram as estrelas nacionais da competição, naquela que foi a melhor participação de sempre do país nos mundiais de atletismo em pista coberta.

Naide Gomes sagrou-se campeã mundial na prova de pentatlo, com 4.759 pontos, e conseguiu um novo recorde nacional, assim como lugar cimeiro do “ranking” mundial das provas combinadas “indoor”.

A atleta do Sporting Clube de Portugal não só ganhou a competição como também melhorou as suas marcas pessoais nos 60 metros barreiras, no salto em altura e no lançamento do peso. Naide conseguiu ainda aproximar-se do seu recorde pessoal no salto em comprimento e nos 800 metros.

Outra actuação de peso nesta competição foi a de Rui Silva, que alcançou a medalha de prata nos 3.000 metros. Depois de se ter sagrado campeão mundial nos 1.500 metros, em Lisboa, em 2001, o atleta do Sporting lançou-se na distância de 3.000m, na qual detém o recorde nacional, e alcançou a segunda posição com o tempo de 7:57.08. Rui Silva ficou assim a escassos 34 milésimas de segundo do queniano Lagat Brenard, que fez o tempo de 7:56.34.

Em declarações ao JornalismoPortoNet, o atleta leonino reconhece que o resultado era, de certa forma, esperado, porque “tinha trabalhado bem e sabia que podia tirar uma boa classificação”.

Além das medalhas de ouro e prata, é ainda de realçar o sexto lugar alcançado pelo atleta Francis Obikwelu (do Sporting) na final dos 60 metros. Esta foi também uma das classificações que contribuiu para que Portugal tenha conseguido a sua melhor participação de sempre nos mundiais de pista coberta.

Os atletas preparam-se agora para participar nos Jogos Olímpicos a realizar em Atenas. Embora Rui Silva não revele em que distância vai competir, deixa claro que o seu objectivo, tal como em qualquer outra competição, é “trabalhar bastante e tentar chegar sempre em primeiro”.

Andreia Parente

Fotos
Sporting Clube de Portugal