Há motivos de satisfação para os fãs portugueses de rock: Iggy Pop and the Stooges são mais um nome a somar ao de David Bowie e Deep Purple na segunda edição do Festival de Lisboa. Os norte-americanos tocam no dia 16 de Julho. Os ingleses Charlatans são outro nome, adiantado pela promotora Tournée, para tocar no dia 17. Os Charlatans são uma banda nascida em 1989 na fértil cena de Manchester, no Reino Unido e em Maio lançam “Up to the Lake”.

Corria o ano de 1969. O primeiro álbum homónimo dos Stooges, liderados pelo frenético Iggy Pop, era um objecto estranho, extremo e distante do psicadelismo e idealismo “hippies” de então. “Raw Power” e “Fun House”, lançados mais tarde, haviam de confirmar os Stooges como pioneiros do que viria a ser chamado de “punk rock”. Iggy Pop dedicou-se mais tarde a uma carreira a solo que o aproximou de linguagens mais pop, mas são as actuações com os Stooges que lhe reservam o lugar na história da música.

Os Stooges voltaram a tocar ao vivo juntos em Abril de 2003 no festival Coachella, na Califórnia, com Mike Watt dos igualmente lendários Minutemen a tomar o lugar do baixista Dave Alexander, falecido em 1975.

Ricardo Casimiro, da Tournée, disse à Lusa que o cartaz do Festival de Lisboa ainda não está completo. Esperam-se por isso novos nomes para o festival que decorrerá no Pavilhão Atlântico, nos dias 16, 17 e 18 de Julho.

Pedro Rios