Corria o ano de 1954 quando, numa pequena fábrica da Califórnia, Leo Fender dava a conhecer ao mundo a primeira Stratocaster. Mesmo sem saber tocar guitarra, o inventor foi capaz de criar um modelo revolucionário, prático e arrojado do ponto de vista musical. Pela primeira vez no universo das seis cordas era então possível amplificar o som e controlar os tons.

O próprio aspecto era inovador. Fender privilegiou as cores que se usavam na indústria automóvel. Na combinação de cores mais popular, atribuiu à guitarra um misto de rebeldia, aliada às cores quentes, e de sobriedade, resultante da opção pelo branco e de madeira maciça, evidente no braço do instrumento. Este figurino tornou-se lendário e ainda hoje há uma série de modelos no mercado que usam as mesmas cores e que têm o mesmo aspecto. Só que apenas a Stratocaster se assemelha realmente a “um remo de canoa com cordas”, como foi designada por alguns construtores.

A qualidade do som, a boa escala, a facilidade de reparação, o conforto, o peso e a facilidade de manuseamento são factores, entre muitos outros, que seduziram músicos de quadrantes tão díspares como o pop e o metal.

Ao longo dos anos foram surgindo diversos modelos e variações da “Strato”, mas a base mantém-se e qualquer músico ou curioso atento aos meandros da construção de guitarras facilmente identifica a criação de Leo Fender. No domínio das guitarras, só encontramos fenómeno semelhantes em relação à Les Paul, da Gibson.

Com a compra da Fender por parte da CBS, em 1965, as vendas baixaram, tal como o impacto do instrumento e acessórios no mercado musical. A partir de 1985, quando William Shultz comprou a Fender, com a ajuda de capital de um grupo de investidores, assiste-se ao ressurgir da marca.

Funcionando quase como que um ícone cultural, diversos nomes importantes da indústria da música contaram as suas histórias ao ritmo dos sons da Stratocaster. Jimmy Hendrix, Eric Clapton, Beach Boys, Bob Dylan, Mark Knopfler, John Lennon, Santana, Sting, Jeff Buckley, David Gilmour, Kurt Cobain, Billy Corgan, Sepultura, Iron Maiden, Steve Ray Vaughan compõem uma lista interminável de nomes ilustres ligados ao som Fender.

Para quem se quiser associar a este ilustre grupo tem à sua disposição vários preços. Os números variam entre os 200 euros, para os modelos mais modestos, e os 4360 euros, valor da guitarra vintage comemorativa dos 50 anos da Stratocaster.

Germano Oliveira
Foto: Fender