O Presidente da Volkswagen (VW) anunciou hoje, em conferência de imprensa, lucros da ordem dos 1,1 mil milhões de euros mas, mesmo assim , cinco mil trabalhadores vão ser despedidos.

Apesar dos lucros, a gigante automóvel alemã vai introduzir o plano “ForMotion” para reduzir custos, prevendo cortes de 2 mil milhões até 2005, a somar aos 2 mil milhões de euros que já tinham sido previstos. Para atingir este objectivo o número de trabalhadores será reduzido em 3,5% – cerca de 5000 pessoas serão despedidas ou reformadas antecipadamente.

A má conjuntura económica aponta para previsões pouco optimistas para o primeiro trimestre de 2004. Fora da China, onde a VW é líder, o crescimento da empresa será pequeno, mas a empresa espera aumentar os resultados operacionais em 2,5 milhões de euros face a 2003. Para isso, a VW vai continuar a apostar na renovação de modelos e na exploração de nichos de mercado lucrativos.

No ano passado, a VW registou um lucro de 87,2 milhões de euros o que representou um ligeiro acréscimo de 0,35%. Bernd Pietsheider considera que as vendas expressas teriam sido maiores em 3,5 milhões de euros se a moeda europeia não se tivesse valorizado.

Alexandra Noronha (Diário Económico)