Gérard Latortue, o novo primeiro-ministro haitiano, deve formar até ao final da semana um governo de união nacional para dirigir o país durante o período de transição que antecede as eleições legislativas.

O novo chefe de Governo, que substitui no cargo Yvon Neptune, tem 69 anos, é economista e foi chefe da diplomacia haitiana por um breve período em 1988 durante a presidência de Leslie Magnet. Aquando da queda de Magnnet teve de abandonar o país e exilar-se nos Estados Unidos, onde trabalhou, entre outras coisas, como consultor. Latortue foi ainda funcionário da agência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Internacional.

Com esta nomeação e a confirmação de Boniface Alexandre na Presidência da República, concentram-se esforços para controlar a violência e reactivar a vida económica do país.
No entanto, os confrontos continuam e contabilizam-se que cerca de 300 pessoas tenham perdido a vida desde o começo da rebelião contra Aristide, no mês passado. Após mais uma noite de violência, as forças norte-americanas no Haiti estão envolvidas numa operação de apreensão de armas na capital Port-au-Prince.

Dados das Nações Unidas revelam que metade dos cerca de 8 milhões de haitianos não tem acesso a água potável, está desempregada e vive com menos de um dólar por dia, situação agravada pela crise actual.

Carla Gonçalves