Richard Clark falou ontem, no Porto, num congresso sobre “Qualidade e Segurança Alimentar”, organizado pela Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade local. O especialista sublinhou a importância de se garantir que “as pessoas que trabalham em saúde pública, os epidemiologistas, todos os profissionais relacionados com a segurança alimentar estão bem preparados e sabem o que fazer se acontecer alguma coisa”.

Em Salt Lake City, nos Estados Unidos, onde ocorreram os “Olímpicos” de Inverno de 2002, foram criados mecanismos para detecção de atentados bioterroristas e Richard Clark entende que este é um bom exemplo para ser seguido em Portugal.

O especialista em segurança alimentar alertou ainda os proprietários de restaurantes para a necessidade de terem cuidados especiais com as refeições servidas durante eventos com impacto internacional, onde se joga a imagem do país. Os funcionários “vão estar mais atarefados, pelo que podem mais facilmente cometer erros que afectem a higiene dos alimentos e do próprio estabelecimento. Os profissionais do ramo devem ser avisados e devem estar preparados”.

À semelhança do que aconteceu em Salt Lake City, a inspecção deverá ser reforçada. “Convocámos mais pessoal, como pessoal de enfermagem, especialistas em saúde pública e nutricionistas. Demos formação adequada e aumentamos o número de inspecções e este é um bom conselho”, referiu. Um conselho para Portugal seguir durante os treinos fora de campo destes três meses que faltam para o Euro 2004.

Catarina Santos