Benfica e Inter de Milão encontram-se esta quinta-feira (20 horas), num jogo da primeira mão dos oitavos-de-final da Taça UEFA. Trata-se de um jogo importante para os dois conjuntos, que vêem esta competição como uma tábua de salvação perante as fracas prestações que têm desempenhado a nível interno.
A última vez que Benfica e Inter se encontraram numa competição europeia aconteceu em 1965, numa final da Taça dos Campeões Europeus que o Inter venceu por 1-0. Desta vez, os encarnados pretendem levar a melhor, e com o Estádio da Luz totalmente cheio, José António Camacho, na conferência de imprensa, referiu não ter dúvidas de que os seus jogadores “vão jogar com cabeça”. O treinador espanhol afirmou-se “orgulhoso nos seus jogadores” e confiante numa vitória. Camacho não poderá contar com Nuno Gomes, castigado, e com Fyssas, que já foi utilizado esta época pelo Panathinaikos nas competições da UEFA.
Do lado do Inter, os maus resultados têm sido frequentes, e apesar da forte equipa que os italianos têm, levam já nove jogos consecutivos sem vencer. O treinador dos “nerazzurri”, Alberto Zaccheroni, não está com a vida fácil. Além dos maus resultados, são vários os jogadores indisponíveis para jogar. Entre castigos e lesões, a equipa italiana não poderá colocar, nada mais nada menos, do que oito jogadores. A principal estrela, o avançado Christian Vieri, está castigado. Mesmo assim, e apesar da equipa alinhar bastante desfalcada, o técnico italiano considera que “perder com o Benfica será desperdiçar um dos principais objectivos da época”.

O que diz a história

Não se pode dizer que o Benfica se tem dado bem com os adversários italianos. Ainda esta época, foi atirado para a Taça UEFA, ao ser eliminado pela Lázio na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões. Em 22 jogos realizados contra equipas italianas, nas competições europeias, os encarnados venceram sete, empataram dois e perderam 12. Se tivermos em conta apenas os encontros realizados em Portugal, o panorama já é mais equilibrado. Em nove jogos realizados em território luso, o Benfica venceu por quatro vezes, empatou dois e perdeu três. Por sua vez, o Inter de Milão já jogou por onze vezes contra equipas portuguesas, vencendo seis dos encontros, empatando três e perdendo dois. Em Portugal, o Inter apenas ganhou por uma vez. Estávamos na época de 96/97 quando os italianos venceram o Boavista, no Estádio do Bessa por 2-0.

Trata-se de um jogo que está a gerar grandes expectativas nos adeptos benfiquistas, já que a lotação está esgotada. Cabe agora a Simão e companhia corresponder com uma vitória ao apoio dos seus adeptos.

Equipas prováveis

Benfica: Moreira, Armando, Miguel, Ricardo Rocha, Luisão, Petit, Tiago, Zahovic, Simão, Geovanni e Sokota Treinador: José António Camacho Inter: Toldo, Cordoba, Adani, Cannavaro, Javier Zanetti, Cristiano Zanetti, Farinós, Pasquale, Van der Meyde, Cruz e Martins Treinador: Alberto Zaccheroni 20h00 | TVI Estádio da Luz Árbitro: Jan Wegereef [Holanda] Assistentes: Wijnand Rutgers [Holanda], Adriaan Inia [Holanda] 4º árbitro: Dick Van Egmond [Holanda]

Bruno Amorim