Não foi o adversário que Mourinho preferia (Mónaco), mas esteve perto disso. O sorteio dos quartos de final da Liga dos Campeões cumpriu grande parte dos desejos do treinador portista: evitar equipas inglesas e outras do topo do futebol mundial.

Pese embora ser lugar comum afirmar que, nesta fase já avançada da prova, não haveria muito por onde escolher, a verdade é que o Olympique Lyonnais é uma equipa, teoricamente, mais acessível do que outras que também estavam presentes no sorteio, tais como AC Milan e Real Madrid.

O sorteio ditou ainda uma ordem de jogos que costuma ser favorável ao F.C.Porto. Nas úlltimas cinco eliminatórias europeias a duas mãos, o Porto jogou primeiro em casa e foi sempre apurado. A primeira mão disputa-se no Estádio do Dragão a 23 ou 24 de Março, estando a segunda partida agendada para 6 ou 7 de Abril em França.

No sorteio de Nyon ficaram definidos ainda outros três jogos, bem como o alinhamento para as meias finais. Se o F.C. Porto eliminar o Lyon, terá como adversário o vencedor do jogo entre AC Milan e Deportivo da Corunha, adversários já com maior renome a nível europeu.

Em relação aos outros jogos, particular destaque para o derby londrino. Arsenal e Chelsea medem forças. Os “blues” têm oportunidade de vingar-se dos resultados recentes entre as duas equipas. O Real Madrid, de Luís Figo, Carlos Queiroz e José Peseiro irá defrontar o Mónaco.

André Morais

Resultados do sorteio

Quartos de final (23/24 Março e 6/7 Abril)

Jogo 1 – F.C.Porto – O.Lyon
Jogo 2 – AC Milan – D.Corunha
Jogo 3 – Real Madrid – Mónaco
Jogo 4 – Chelsea – Arsenal

Meias finais (20/21 Abril e 4/5 Maio)

Vencedor Jogo1 – Vencedor Jogo2
Vencedor Jogo3 – Vencedor Jogo4