O maestro alemão encontrava-se há cerca de um mês em recuperação na Hospital de Portimão, após uma intervenção cirúrgica a que foi submetido no Hospital da Cruz Vermelha em Lisboa.

Thilo Krassmann nasceu em 1933 em Bremen, na Alemanha. Nos anos 60, muda-se para Portugal e inicia o seu percurso ligado ao mundo do espectáculo e do entretenimento.

Começou por dar aulas de acordeão na Casa Gouveia Machado em Lisboa. Em 1968, funda o grupo musical Thilos Comb, por onde passou Paulo de Carvalho como baterista. Mais tarde funda, com Nicolau Breyner, a empresa televisiva independente Edipim, que produziria, entre outros trabalhos, a primeira telenovela portuguesa, “Vila Faia”.

Esteve ainda ligado à história da televisão portuguesa, participando em concursos, programas de variedades, e como autor e maestro, em vários festivais da canção.

Actualmente, devido a problemas de saúde, encontrava-se afastado do meio artístico.

A morte do maestro foi sentido como uma perda no meio artístico português. Raul Solnado, em declarações à agência Lusa, considera que Krassmann “é o pai da música portuguesa nova”, salientando que “as influências que trouxe da Alemanha foram definitivas para a evolução da música”.

O funeral realiza-se hoje às 15 horas em Albufeira.

Carla Gonçalves
Foto:SIC Online