Os japoneses têm um novo brinquedo na área da tecnologia robótica. A Toyota apresentou o seu primeiro robô, uma tentativa de colmatar o seu atraso em relação aos concorrentes.
Com 1,20 metros de altura e 35 quilos de peso, este robô dispõe de lábios artificiais que podem mudar de posição, facto que lhe permite tocar trompete. Na apresentação, este robô ainda sem nome, tocou um trecho da banda sonora do filme de animação “Pinóquio”, da Disney, e, no final, inclinou-se para agradecer os aplausos, agitando os braços.

Há no Japão, país pioneiro em tecnologia robótica, uma corrida particularmente renhida neste domínio. Em 2000 a Honda Motor apresentou o primeiro robô bípede do mundo, com o nome de ASIMO.

Já em 2003 a concorrente Sony desenvolveu o QRIO, um robô capaz de correr e que, ainda esta semana, dirigiu a Orquestra Filarmónica de Tóquio durante a Quinta Sinfonia de Beethoven.

A gigante da electrónica NEC Corp., por seu lado, lançou um robô capaz de pronunciar 3000 frases.

A Toyota planeia disponibilizar um “grupo de robôs” músicos para a Exposição Universal de 2005 de Aichi, no Japão, onde está localizada a sede do grupo construtor automóvel.

Carla Gonçalves