A Academia de Coimbra realiza hoje, às 15 horas, uma "Marcha pela Informação" entre a Universidade e a Baixa da cidade.

Indiferente ao número de alunos que venham a aderir à marcha, o presidente da Associação Académica de Coimbra (AAC) afirma que o que mais interessa é fazer chegar a informação à comunidade não universitária. “Aqui é que reside o sucesso da marcha”, adiantou Miguel Duarte ao JornalismoPortoNet. Esta acção surge no âmbito do programa de contestação da academia local.

Depois do plenário nacional de ontem, em Coimbra, que mobilizou os alunos contra a política do Governo para o sector, o presidente da AAC garante que a luta continua.
Neste plenário, que teve lugar no Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra, reforçou-se a contestação à política do actual executivo e exigiu-se o derrube do Governo.

Para amanhã, está já marcada a Corrida para a Educação sob o lema “Nem Mínima, nem Máxima, revogação já”, numa alusão ao valor das propinas, que oscila entre os 463 e os 852 euros anuais.

Uma manifestação nacional está marcada para o dia do Estudante, 24 de Março, em Lisboa, e a 1 de Abril haverá uma greve nacional de estudantes universitários. Miguel Duarte sublinhou que há uma “relação directa” entre a marcação da greve nacional e o “Dia das Mentiras”. “Não podíamos ter escolhido melhor slogan: ‘Dia da Mentira – o Ensino Superior Público’”, ironizou o presidente da AAC.

Andreia Abreu