Integrada nas comemorações do 93º aniversário da Universidade do Porto (UP), começa amanhã a II Mostra de Ciência, Ensino e Inovação no Pavilhão Rosa Mota.

“Uma universidade não se quer fechada sobre si própria”. Francisco Ribeiro da Silva, vice-reitor da Universidade do Porto, considera que a exposição procura pôr em prática uma nova filosofia de uma universidade mais aberta à sociedade. Na opinião do vice-reitor, a mostra da UPorto é já uma “marca registada”.

Público bem definido

Nas palavras do vice-reitor, a mostra “pretende dar a conhecer a universidade nas diferentes vertentes aos futuros alunos”. Nos quatro dias em que decorre a mostra, os estudantes do ensino secundário poderão ter uma visão e contacto próximo com a realidade da vida universitária, os cursos e as perspectivas de emprego.

A mostra pretende também chamar a atenção da cidade e dos próprios alunos universitários para a instituição. A dispersão geográfica das diferentes faculdades provoca um afastamento natural que é preciso superar. “Não nos conhecemos tanto quanto devíamos”, referiu Ribeiro da Silva.

Expectativas optimistas

O Mercado Ferreira Borges foi palco da I edição da mostra da Uporto. O espaço foi pequeno para os cerca de 6.500 visitantes que por lá passaram nos três dias.
A organização decidiu, por isso, procurar um espaço mais amplo, o Pavilhão Rosa Mota, e alargar para quatro dias o tempo de exposição.
A II Mostra de Ciência, Ensino e Inovação está aberta ao público de 18 a 21 de Março, entre as 10h00 e as 23h00.

Teresa Oliveira dos Santos