Dezanove anos depois, o Benfica volta a encontrar o FC Porto numa final da Taça de Portugal. Para isso, foi preciso vencer o Belenenses e a tarefa até foi fácil, como expressam os claros 3-1 com que as águias bateram os azuis do Restelo. O Belenenses quase não atacou e o resultado final mostra bem o que ambas as equipas mostraram dentro de campo.

A resistência azul demorou apenas sete minutos. Os encarnados marcaram através de Tomo Sokota, que esteve em noite de pontaria afinada. Dois minutos depois, o avançado croata voltou a marcar, respondendo de cabeça a um livre apontado pelo médio Petit. O Benfica controlava a partida e foi com naturalidade que chegou ao terceiro golo, aos 36 minutos, com Tiago a responder bem a um cruzamento de Miguel.

Na segunda parte, o Benfica desacelerou e acabou por sofrer golo. Helder Rosário (aos 51 minutos) foi o marcador do golo dos azuis, num lance que simbolizou a única vez que o Belenenses importunou a baliza de Moreira. Até ao final do jogo, o Benfica ainda poderia ter dilatado a diferença, mas a finalizaçao não foi a melhor.

Este jogo fica ainda marcado pela lesão de Petit, que irá falhar os próximos jogos dos encarnados.

No final da partida, Camacho estava contente com a atitude dos seus jogadores. “Fizemos um jogo fantástico em que os jogadores conseguiram impor um ritmo de jogo desde o primeiro minuto”, disse. Em relação à final com o FC Porto, o treinador encarnado afirma que “será uma das finais mais bonitas da minha carreira”.

Por seu lado, o técnico do Belenenses estava desapontado com a atitude dos seus jogadores. “Entregámos a final ao Benfica”, afirmou Augusto Inácio, que pediu também “desculpa aos adeptos do Belenenses pelo mau espectáculo da primeira parte”.

Ficam assim conhecidos os dois finalistas da Taça de Portugal, que no próximo dia 16 de Maio, se vão defrontar no Estádio do Jamor. Esta será a nona vez que Benfica e FC Porto se defrontam numa final da Taça. A história diz que os benfiquistas costumam levar melhor (sete vitórias em oito jogos), mas perante a excelente campanha do FC Porto esta época, vai ser uma final de desfecho imprevisível.

Bruno Amorim

Foto: www.slbenfica.pt