Secretário-Geral do Conselho Europeu dos Sindicatos de Polícia (CESP) alerta. Sindicato dos Profissionais da Polícia confirma.

A escassez de pessoal preparado e a insuficiência de recursos adequados são os principais problemas apontados por Gérard Greneron, na abertura de um colóquio sobre «Qualidade e Segurança – o Euro2004», no Porto. O responsável europeu referiu ainda a insuficiência do número de polícias, de viaturas e radiocomunicações para o campeonato de futebol.

De acordo com a Lusa, foram ainda sublinhadas “lacunas na preparação dos polícias, que poderão ter de intervir contra os provocadores de potenciais distúrbios e os holligans presentes durante o evento”. O secretário-geral do CESP rejeita assim a tranquilidade veiculada “pelo director do campeonato”.

Crítica ao responsável pela segurança do Euro

O presidente da direcção do Sindicato dos Profissionais da Polícia concorda “plenamente” com a falta de meios humanos e materiais. Perante este cenário, “a desmotivação é um grave problema e só piora o desempenho dos profissionais”.

Em declarações ao JornalismoPortoNet, António Ramos classifica o actual director nacional da PSP como “o problema número um desta força policial”, uma vez que, na sua opinião, “em vez de resolver os problemas da Polícia, adia-os e agrava-os”. O quadro efectivo (que inclui 22 mil agentes) “desde 1981 que não é revisto, mas entretanto as grandes cidades cresceram e precisam de mais policiamento”.

De igual forma, o dirigente sindical afirma que “as bases da PSP não foram consultadas pelo responsável pela segurança do Euro2004”. Este “esquecimento” faz com que seja “impossível garantir a segurança efectiva durante o campeonato europeu”.

Manuel Jorge Bento