Os dois candidatos às presidenciais norte-americanas estão em pé de igualdade. Os resultados são avançados pela revista "Newsweek" desta semana.

De acordo com a mais recente sondagem da revista norte-americana “Newsweek“, o candidato democrata John Kerry reúne 43% das intenções de voto contra os 45% do republicano Bush, uma diferença estatística insignificante. O candidato independente Ralph Nader detém 5% das preferências. Caso Nader desista da candidatura, a “Newsweek” avança que os votos deverão recair a favor de Kerry, garantindo-lhe, no mínimo, um empate com Bush.

Apesar do empate, as intenções de voto de cada partido estão mais seguras em relação a Bush do que a Kerry. De acordo com a revista, Bush goza de um apoio mais firme por parte dos republicanos do que o senador de Massachusetts por parte dos democratas.

Os atentados de Madrid e os conflitos que se vivem na fronteira do Paquistão com o Afeganistão fizeram com que os eleitores se preocupassem mais com o terrorismo e com a segurança interna. Quanto a estes assuntos, os eleitores mostram-se mais confiantes em relação a Bush.

A candidatura de Nader parece ter surgido para ameaçar a de Kerry. Além disso, a “Newsweek” revela que apenas 20% do eleitorado que pretende votar no candidato democrata o apoia firmemente. Porém, de acordo com a revista, a maior ameaça à candidatura de Kerry talvez seja ele próprio. A partir de Fevereiro, altura em que o partido o nomeou, as taxas de aprovação decaíram (de 56 para 51%), ao mesmo tempo que a avaliação desfavorável subiu de 27 para 36%. Com a campanha eleitoral de Bush, que ataca agressivamente Kerry, os eleitores tendem a pensar que Kerry muda as suas posições.

Andreia Abreu