JornalismoPortoNet é um jornal multimédia que, como está descrito no seu estatuto editorial, visa possibilitar aos alunos finalistas do curso uma experiência o mais próxima possível do ambiente de uma redacção, no respeito pelas normas deontológicas do jornalismo.

Definindo-se como um jornal online de informação geral, de forma a possibilitar aos alunos experiências com temáticas tão diversas como, por exemplo, a economia, o internacional e a cultura, JornalismoPortoNet pretende também ser um ponto de referência para aquele que constitui o seu universo potencial, ou seja, a Universidade do Porto.

Nesta segunda-feira, o jornal inicia uma primeira fase de publicação que se estenderá até Junho. Uma primeira fase que, devido ao calendário escolar, terá apenas actualizações permanentes de terça a sexta-feira.

Participam neste projecto cerca de 15 alunos das disciplinas de Seminário e de Ateliers de Jornalismo, que, ao longo de sete horas diárias, experimentam todas as fases da construção da notícia – desde a recolha das primeiras informações até à publicação online.

Este projecto constitui também uma experiência multidisciplinar em que, além dos alunos, participam os professores das áreas de jornalismo, de engenharia informática e de design.

O curso de Jornalismo e Ciências da Comunicação é a mais jovem licenciatura da Universidade do Porto, tendo surgido no ano lectivo 2000/2001 numa parceria das faculdades de Letras, Engenharia, Belas Artes e Economia.