I Mestrado sobre VIH chega ao Norte por iniciativa da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica.

No passado dia 11 de Março foi apresentado, no Porto, o primeiro mestrado sobre VIH no Norte. Esta iniciativa partiu da Escola Superior de Biotecnologia e conta com o apoio da Comissão Nacional de Luta contra a Sida.

Em entrevista ao JPN, o responsável por este mestrado, Henrique Lecour, afirma que este vem colmatar uma falha nesta área permitindo “formar e actualizar profissionais nesta área, em que existe carência de profissionais com preparação para o acompanhamento e tratamento destes doentes”.

Como afirmou Henrique Lecour, ao JPN, o mestrado sobre sida tem como objectivo “a preparação neste campo, já que a doença tem múltiplas repercussões na comunidade” e dirige-se essencialmente “a todos aqueles que no seu quotidiano se debatem com este tema, particularmente profissionais da área da saúde” mas também “profissionais de outras áreas com interesse no tema”.

Segundo dados revelados pelo Centro de Vigilância Epidemiológico das Doenças Transmissíveis do Instituto Nacional de Saúde, até 31 de Dezembro de 2003, encontravam-se notificados 23 374 casos de infecção VIH. A infecção em indivíduos que consomem drogas corresponde o maior número de casos notificados, seguindo-se a infecção por transmissão sexual.

Para Henrique Lecour, os portugueses não estão bem informados acerca deste problema, pelo que a solução passa pela “educação e prevenção, inserida numa área de promoção da saúde e prevenção da doença e dos comportamentos desviantes”.