Os MNE da União Europeia estão hoje reunidos para preparar a cimeira de 25 e 26 de Março, em Bruxelas. Em discussão a escolha do responsável pela luta anti-terrorista da UE.

A “Estratégia de Lisboa” de Desenvolvimento Económico e Social era o tema previsto, no entanto, os atentados de Madrid trouxeram o terrorismo para o lugar de destaque.

Os chefes da diplomacia europeia estão reunidos, em Bruxelas, para preparar a cimeira de quinta e sexta-feira. Enquanto isso, espera-se o anúncio do “senhor terrorismo”, um coordenador com a missão de gerir a acção comunitária nesta matéria.

Diálogo proposto por Mários Soares causa polémica

Em Portugal, mantém-se a polémica em torno da proposta de diálogo com os terroristas, apresentada por Mário Soares. O ex-presidente da República é a favor do diálogo com a Al-Qaeda e contra o uso da força. Só assim será possível, na opinião do eurodeputado, perceber os objectivos daquela organização e combater o terrorismo.

A frase da polémica foi proferida, quinta-feira, 18 de Março, numa conferência sobre os direitos humanos, na Fundação Mário Soares: “Para fazer a paz não vale a pena falar com os que fazem a guerra?”, perguntou o ex-Presidente da República.

Numa entrevista “PúblicoRádio Renascença“, o professor, Adriano Moreira, referiu que “seria extremamente grave legitimar o terror com negociações”. Atento à realidade internacional, o professor disse ainda que “no dia em que for aceite que a negociação é o método de lidar com a agressão, está reconhecida a legitimidade política.”

Andreia Abreu