Foi apresentado hoje, no Cinema S.Jorge, em Lisboa, o cartaz oficial do Euro2004. Uma “cara” que, de acordo com o designer português responsável pela sua criação, representa o “momento anterior à explosão da festa”. A partir de Abril estará disponível em todas as cidades anfitriãs e também num vasto número de lojas.

Na cerimónia de apresentação, e em representação do júri, Gilberto Madaíl, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, destacou o facto de, mais uma vez, termos “um nome português associado a este evento global.” O concurso resultou da parceria entre a Euro2004 S.A., e o Centro Português de Design, que lançaram um convite à sociedade civil a participar no Campeonato Europeu. Entre jornalistas e especialistas de arte, do jurí destacavam-se Gilberto Madaíl e Alan Ridley, director do Centro de Operações da UEFA.

Os responsáveis pela escolha final garantiram total satisfação. Alan Ridley realçou a dificuldade e justificou-a com o facto de esta imagem mostrar “o espírito e a paixão do futebol e de Portugal.” O designer responsável apostou num cenário expressionista tendo como base as cores da bandeira portuguesa e o público de um jogo de futebol.

A comercialiazação deste “poster”, que pretende ser peça chave na promoção do evento, será feita em formato de papel A2 e custará 4,95 euros.

André Morais