O que são os alimentos transgénicos?

São organismos geneticamente modificados (OGM), porque lhes foram adicionados genes de outra espécie, de forma a conferir-lhes uma característica que antes não tinham. Os avanços da ciência permitem transferir genes do ADN de um ser vivo para outro. Os genes que são transferidos para outro ser vivo passam a chamar-se transgenes.

Porque são utilizados?

Uma das razões tem a ver com o facto de permitir uma maior resistência das plantas a pragas. Uma planta transgénica tem um gene tóxico que normalmente mata os insectos.

Em que alimentos podem existir transgénicos?

Os exemplos mais comuns são o milho e a soja e seus derivados. A soja está em cerca de 60% de todos os alimentos processados. O milho, que aparece sob a forma de amido, está também numa percentagem muito grande. Por isso, cereais, bolachas, chocolates, hamburguers e pizzas podem ter transgénicos.
Por outro lado, leite, carne e ovos podem ter transgénicos, caso o gado tenha sido alimentado com rações transgénicas. Nesta situação, o ser humano é também consumidor de transgénicos, ainda que indirectamente.

A rotulagem é obrigatória?

Por norma europeia, todos os alimentos com mais de 1% de transgenes devem referir a frase “este produto contém organismos geneticamente modificados”.

Portugal produz transgénicos?

Já produziu milho transgénico em 1999. Agora, só importa. Da União Europeia, a Espanha é o país que produz transgénicos em maior quantidade. Mas existem outros países europeus que produzem em menor quantidade. Os EUA são os maiores produtores mundiais de transgénicos.

Os transgénicos são a solução para o problema da fome no Mundo?

Existem duas posições sobre esta situação.
Alguns autores dizem que sim, garantindo que os OGM possibilitam uma agricultura mais rentável e produtiva, com uma maior variedade de produtos, mais resistentes a pragas, reduzindo o dinheiro gasto em pesticidas. Acrescentam que podem ser cultivados em solos que normalmente não estão aptos a ser cultivados.
Por outro lado, existem outros autores que defendem que o problema da fome no Mundo está relacionado com desigualdades sociais e económicas, pelo que os OGM não são solução.

Desde quando existem OGM?

Desde os anos 60 e 70, nos EUA.

Existem riscos para a saúde associados aos alimentos transgénicos?

São necessários mais estudos científicos a longo prazo para determinar se a modificação genética está associada a riscos para a saúde. Alguns autores defendem que os transgénicos são um risco para a segurança alimentar, porque os poucos estudos existentes não são conclusivos, nem apontam consequências a longo prazo.

Quais são as consequências dos OGM para o ambiente?

Os ambientalistas estão preocupados com os riscos que os OGM podem representar para a biodiversidade. Investigadores alertam para a possibilidade dos transgénicos matarem mais do que uma espécie de praga. Existem estudos que mostram que joaninhas morreram depois da ingestão de insectos que comeram transgénicos.

Daniel Vaz

FOTO: JornalismoPortoNet