Cinco produtos analisados continham soja geneticamente modificada, apesar de ser em pequenas quantidades. Esses alimentos foram: Burgamix (mistura para hamburguers), Celeiro (granulado de soja); Trigrama (granulado de soja); Natura (preparado para hamburguers) e Granovita (bebida de soja).

Mas em 35 dos 50 alimentos não foi possível analisar o ADN, o que quer dizer que podem ter transgénicos. Só foi possível ter a certeza que 10 alimentos não tinham transgénicos.

Os Corn Flakes da Nacional, o molho cajun da Calvé e o biscoito maizena da Parmalat são alguns dos produtos nos quais não foi possível analisar o ADN. Produtos como os Chocapic da Nestlé, Muesly, Kellogs Corn Flakes, Golden Grahams e salsichas Nobre não continham transgénicos.

Foram estes os resultados de um estudo da DECO, que se juntou às associações de consumidores espanhola, italiana e belga, com o apoio da Comunidade Europeia. No total, foram analisados pelas quatro associações 250 alimentos. Em 80 deles, não foi possível analisar o ADN, por este estar demasiado fragmentado ou determinadas substâncias existentes no alimento não permitiram a continuação da análise.

Em Itália, 75 alimentos foram analisados. Nenhum tinha transgénicos, tal como na Bélgica. Em Espanha, existia um alimento com 78% de soja geneticamente modificada, apesar de não indicar isso no rótulo, contrariando assim o que diz a lei.

Daniel Vaz