A banda larga representa 6,9% de todos os acessos à Internet registados em Portugal no final de 2003, segundo dados da Anacom.
Entre os finais de 2002 e 2003, a banda larga, incluindo os acessos por cabo e por ADSL, obteve um crescimento de 92,7%. A Anacom afirma que a banda larga “liderou as taxas de crescimento anuais entre os vários tipos de acesso à Internet”.

A maior parte dos conjuntos de acesso de banda larga é prestado através de redes de televisão por cabo. Estas, no seu conjunto, obtiveram um crescimento de 52,1% relativamente ao ano passado.
Em número de clientes, o ADSL conheceu um crescimento acelerado de 254,5%, ultrapassando os 184 mil clientes.

Relativamente aos acessos por banda estreita, denominada “dial up”, continua a representar a maior parcela de acessos à Internet, chegando aos 6,7 milhões no final do ano passado.
No entanto, a ANACOM sublinha que “é de admitir alguma sobre-estimação do número de clientes, na medida em que é de prever a existência de situações em que um utilizador recorra a mais do que um ISP”.

Este organismo avança ainda que o número de clientes dos ISP, incluindo todos os tipos de acessos – banda estreita, larga e acessos dedicados – ascendeu, no final de 2003, a 7,2 milhões.

Assim, a Anacom regista, entre os finais de 2002 e 2003, um aumento de 49,6% para 69,3% na taxa de penetração do serviço de acesso à Internet. Para a banda larga, no mesmo período, o aumento passou de 2,5% para 4,8%.

Foto: Anacom

Carla Gonçalves