Uma denúncia anónima feita à Unidade Especial de Explosivos da PSP de Lisboa deu origem a uma perseguição que terminou em Guimarães. Dois cidadãos espanhóis, entre os 30 e os 50 anos, seguiam numa carrinha de matrícula espanhola, quando foram interceptados pela polícia.

Citada pela Lusa, uma fonte judicial indicou que os suspeitos alegaram que os 1300 quilogramas de explosivos se destinavam a empresas portuguesas de fogo de artifício. No entanto, não apresentaram qualquer guia de transportes nem documentos a informar a origem do carregamento.

Entre o material apreendido encontram-se 200 quilogramas de explosivos rápidos, que não são utilizados em fogo de artifício.

Os dois homens passaram a noite nas celas da PSP, em Guimarães, e devem ser ouvidos esta tarde no Tribunal local.

Engenho explosivo descoberto em linha férrea entre França e Suíca

O ministro francês do Interior informou que foi encontrada uma bomba na linha que liga Paris a Basle, na Suiça. Peritos desarmaram a bomba em Troyes, a 144 quilómetros da capital francesa.

O engenho foi estudado por especialistas. Foi descrito como uma caixa de plástico transparente, contendo fuel de nitrato e uma bateria ligada a detonadores e a um cronómetro.

Recentemente, um grupo que se denomina “AZF” – nome de uma fábrica de produtos químicos que explodiu em Toulose, em Setembro de 2001 – exigiu dinheiro do governo francês. A organização ameaçou explodir bombas nas linhas férreas francesas, caso a exigência não fosse atendida. Até ao momento, não surgiram informações que estabeleçam uma relação entre o sucedido e o grupo.

Não foi feita qualquer menção a uma ameaça islâmica.

Germano Oliveira