Foram 1.194 as notícias publicadas sobre o Euro 2004, nos meios de comunicação social portugueses, na semana de 1 a 7 de Março, segundo informação disponibilizada pelo “Euro 2004 Observer” da MediaMonitor.

A imprensa ganhou esta “maratona” de notícias, com 538 artigos sobre o Euro 2004 naquele período. Seguiu-se a rádio, com 332, e a televisão, com 324 notícias.

Vários foram os temas tratados, mas a maioria destes artigos incidiram sobre a organização e segurança do evento, e jogos das selecções participantes.

Na imprensa, os jornais diários de informação geral foram os que mais destaque deram ao evento nesta primeira semana de Março, seguidos da imprensa regional e dos jornais desportivos, que relativamente à semana precedente registaram uma quebra acentuada.

Em relação às notícias emitidas em televisão, as estações privadas, SIC e TVI, obtiveram os maiores níveis de audiência média. A RTP foi o canal que obteve uma maior cobertura, atingindo mais de 5,4 milhões de espectadores.

Comparando a quantidade de artigos produzidos por cada uma das estações em análise, verifica-se que é o canal por cabo SIC Notícias que apresenta o maior número, com 123 notícias. Segue-se a estação pública, RTP, com 102 notícias. Só depois surge a Sport TV, canal por cabo, com 47 notícias.
A estação que apresentou o valor mais baixo foi A Dois, com 3 notícias.

Das 332 notícias emitidas em rádio sobre o Euro 2004, a Rádio Renascença apresentou o maior número. A RR apresentou, no período em análise, 117 notícias que correspondem a um tempo de antena de 2 horas e 29 minutos.
A estação pública, Antena 1, emitiu 113 notícias. Ainda que não tenha sido a estação de rádio a emitir o maior número de notícias, foi a que deu maior tempo de antena ao Euro, dedicando-lhe 6 horas e 59 minutos.
A TSF emitiu 89 notícias que ocuparam mais de 3 horas e 55 minutos da sua emissão.

Vânia Cardoso