Lisboa vai receber este ano o maior evento musical de sempre em Portugal – a quarta edição do Rock in Rio, festival que já é um sucesso no Brasil.

A aposta do empresário brasileiro Roberto Medino em Portugal significou até agora um investimento de 2 milhões de euros em publicidade. Esta foi feita por várias fases, tendo em conta diferentes objectivos. Um estudo da Marktest revela que foram gastos mais de 500 mil euros em publicidade na televisão, 50 mil na rádio e 250 mil na imprensa. A fatia maior de investimento foi absorvida pelos “outdoors”: 1,28 milhões de euros.

Rock por fases

A primeira fase da campanha começou em Julho passado com a transmissão de “spots” televisivos na SIC e estendeu-se até 2 de Agosto. Conhecidos artistas brasileiros falaram das suas experiências no Rock in Rio: Marcos Frota, Carolina Dieckman, Tiago Lacerda, Juliana Silveira, entre outros.

A campanha entrou numa segunda etapa em finais de Outubro. Por esta altura, o Rock in Rio foi apresentado como o maior festival de música e espaço de entretenimento.

No final do ano, a 30 de Dezembro, foi dada a conhecer a vertente social do evento: foi transmitida a informação de que as receitas do evento reverteriam favor das crianças em risco no Senegal. Esta campanha teve um desconto de 100%.

A quarta e última fase, em curso desde 26 de Fevereiro, arrancou com a campanha de venda de bilhetes para os vários dias do espectáculo.

O festival nos meios de comunicação

SIC e RFM, televisão e rádio oficiais do evento, difundiram grande parte da publicidade ao evento feita nos órgãos de comunicação social.

Na imprensa, a publicidade repartiu-se por vários jornais e revistas, com destaque para o “Público”, “Jornal de Notícias”, “Correio da Manhã” e “Diário de Notícias”.

Ana Isabel Pereira

Foto: Site Rock in Rio Lisboa