No dia em que se debate, no Conselho Europeu da Primavera, o terrorismo e as formas de o combater, muitos portugueses questionam-se acerca das condições de segurança do país. Depois dos atentados em Madrid, no passado dia 11, e com as ameaças a Portugal que têm vindo a público nos últimos dias, teme-se pelo turismo português.

A pouco mais de dois meses do Rock in Rio e do Euro 2004, os empresários do turismo estão preocupados com os efeitos de um eventual atentado. Em declarações ao JornalismoPortoNet, Eduardo Pinto Lopes, vice-presidente da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo, afirma que, “no caso de acontecer algum atentado durante estes eventos, o turismo em Portugal sofrerá grandes quebras face à segurança deficitária e primária do país”. E acrescenta que fora deste período “tudo se regerá em função do que acontecer na Europa”.

A ordem de trabalhos no Conselho Europeu, a decorrer em Bruxelas, terá como tema principal o terrorismo, devido aos atentados de 11 de Março, em Madrid, que causaram 190 mortos.
Depois deste atentado, seria de esperar que as viagens com destino à capital espanhola sofressem uma quebra. Mas até à data, nada parece ter sido alterado.

Eduardo Pinto Lopes assegura ao JornalismoPortoNet que, apesar dos atentados em Madrid, “os turistas portugueses que já tinham escolhido o país vizinho para passar férias não alteraram a sua decisão”. Ainda não se verificou qualquer cancelamento de viagens após o 11 de Março.

Além do terrorismo, outro dos temas que deverá ser discutido neste Conselho Europeu é a aprovação da Constituição Europeia.

Vânia Cardoso