A reunião do actual presidente do governo espanhol, José María Aznar, com o seu sucessor, José Luís Zapatero, começou às 10 horas espanholas no Palacio de la Moncloa. Esta reunião pretende consertar a posição espanhola no Conselho Europeu, que se realiza hoje e amanhã em Bruxelas.

Este encontro realiza-se um dia depois da intensa ronda de contactos bilaterais que Zapatero manteve com vários dirigentes internacionais, entre eles o secretário de Estado dos Estados Unidos, Colin Powell.

Aznar manifestou à imprensa espanhola a sua preocupação quanto à posição que o líder socialista decida manter nas negociações sobre a futura Constituição Europeia. O primeiro-ministro considera que pode estar em causa o peso do país na tomada de decisões da UE. No entanto, José Luís Zapatero já esclareceu que a sua obrigação é “defender que Espanha tenha o máximo poder possível na UE”.

O secretário-geral do PSOE tinha já afirmado, no dia 14 de Março, que o seu principal objectivo é que a Constituição Europeia entre em vigor o mais rapidamente possível. Zapatero tem mantido uma posição que Bertie Ahern, actual presidente da UE, considera mais aberta à aprovação do texto constitucional.

Segundo a agência noticiosa espanhola (EFE), o actual governo e o PSOE estão de acordo quanto ao mecanismo de voto a utilizar na aprovação do texto constitucional europeu. Ambos os partidos defendem que o sistema de voto ponderado deve ser substituído por um sistema de “dupla maioria”.

Andreia Parente