O Conselho Europeu, reunido em Bruxelas, deu ontem a conhecer que os países-membros da UE estão dispostos a chegar a acordo sobre o texto constitucional até à próxima Cimeira, a realizar em Junho. Esta decisão veio quebrar o impasse em que o processo tinha caído em Dezembro, devido aos desentendimentos acerca do sistema de voto a aplicar.

Para o dia de hoje está previsto o debate sobre as medidas económicas aprovadas em 2000 e que pretendem tornar a economia europeia mais competitiva. A intenção é desenvolver a UE de forma a fazer frente aos dois principais concorrentes, Estados Unidos e Japão, até 2010.

Estratégia para combater terrorismo

Gijs de Vries, deputado holandês, foi eleito o primeiro coordenador anti-terrorista. O mandato é circunscrito e o objectivo é criar formas de partilhar informação.

As outras medidas, aprovadas no primeiro dia da Cimeira de Bruxelas, passam pelo uso de dados bio-métricos no passaporte e nos Visas e pela constituição de bases de dados comuns sobre os suspeitos de acções terroristas.

O plano europeu passa, assim, pela cooperação entre os Estados-membros a nível de informação e pela implantação de novas medidas de controlo e segurança.

Andreia Parente
Foto: Conselho da União Europeia