A Presidente filipina, Gloria Arroyo, revelou que foi evitado um atentado que poderia ter sido tão grande quanto os acontecimentos trágicos de Madrid.

As autoridades filipinas apreenderam 36 quilos de explosivos que se encontravam num esconderijo, anunciou esta terça-feira, a presidente Gloria Arroyo, num discurso na televisão nacional.

Segundo a presidente, este atentado estava a ser preparado pelo grupo terrorista Abu Sayaf, que tencionava atingir os centros comerciais e a rede ferroviária da cidade de Manila, o que a acontecer, provocaria estragos tão grandes quanto os que se verificaram a 11 de Março, em Madrid, e que mataram 190 pessoas.

Quatro homens acabaram por ser detidos, e segundo Arroyo, “a célula terrorista mais perigosa do grupo Abu Sayaf foi desmantelada”. Entre os detidos, encontram-se elementos já procurados anteriormente pelas autoridades filipinas.

Estas detençõs surgem numa altura em que se aproximam as eleições nas Filipinas, no próximo dia 10 de Maio. A actual presidente, Gloria Arroyo, é uma aliada dos Estados Unidos na luta anti-terrorista, e terá pela frente o actor Fernando Poe Jr. Por isso, não é de estranhar que o anúncio da presidente tenha tido algumas motivações políticas pelo meio.

Bruno Amorim