O estudo apresentado pelo CSIRO, organização australiana de investigação científica na área do ambiente, revela que os níveis de dióxido de carbono continuam a subir. De acordo com Paul Fraser, chefe da divisão atmosférica, “os resultados são preocupantes porque o dióxido de carbono é o principal responsável pelas alterações climatéricas”.

Os investigadores concluíram que a emissão de CO2 aumentou para 18.7 biliões de toneladas em 2002, e para 17.1 em 2003. Ambos os valores são superiores à média anual que se situa nos 13.3 biliões de toneladas.

Segundo este estudo, os valores dos dois últimos anos aproximam-se dos máximos atingidos em 1998, quando se registaram fortes incêndios na Indonésia. Quanto aos níveis verificados em 2002 e 2003, o CSIRO aponta como causa provável o consumo de combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás natural).

As medições foram efectuadas no cabo Grim (Tasmânia), Mawson (Antártica) e Pólo Sul e, segundo os cientistas, reflectem as emissões de gases a nível global.

Aquecimento global: causas e consequências

O aquecimento global resulta da emissão de gases como o vapor de água, óxido nítrico, metano e dióxido de carbono. Embora representem menos de 1% da atmosfera terrestre, estes gases têm um papel vital, uma vez que são responsáveis pela retenção do calor solar.

fogos.jpg

No entanto, quando emitidos em excesso, podem conduzir à subida do nível médio das águas, à submersão de determinadas zonas costeiras e ao desaparecimento de certas espécies animais. Além disso, o aquecimento global pode originar ondas de calor e incêndios mais frequentes e intensos.

Regulação

Os Estados-membros da UE apresentam hoje a quantidade autorizada de emissões poluentes para 2005 e 2007, em termos de instalações industriais. A nível nacional termina também hoje o prazo da discussão do Plano Nacional de Atribuição de Licenças de Emissão de gases poluentes.

Andreia Parente
Fonte: CSIRO