Não vão ser só os pupilos de Scolari a procurar um bom resultado esta noite. No jogo que opõe a selecção das quinas à “squadra azzura”, no municipal de Braga, é também testado o Plano Integrado de Intervenção para o Euro’2004. Este plano, que define a actuação de diversos organismos ligados à saúde, foi apresentado a 15 de Março pelo ministério chefiado por Luís Filipe Pereira.

Para o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), está reservada a tarefa de “coordenar toda a parte de emergência médica pré-hospitalar, para depois proceder ao encaminhamento dos doentes para as unidades hospitalares”. Quem o diz é Pedro Coelho, assessor de imprensa do Instituto.

Ao JornalismoPortoNet foi ainda sublinhado que o objectivo do Instituto, hoje como no Euro, é “responder a situações que ocorram no estádio e nas suas imediações”, sendo que desde as 14h que há “um reforço de meios no local”. No jogo desta noite está garantida a colaboração com a Cruz Vermelha Portuguesa, com os Bombeiros Voluntários e com os Sapadores de Braga.

No estádio vão estar cerca de 65 elementos do INEM, contando com médicos, enfermeiros, psicólogos, operadores e técnicos de telecomunicações, técnicos de logística e tripulantes de ambulâncias. Dos equipamentos, além das ambulâncias, estarão presentes três viaturas médicas de emergência e reanimação e uma viatura de intervenção em catástrofe. Os elementos do INEM estão ainda encarregues de atender o público nos quatro postos de socorros que o municipal de Braga possui.

Vêm aí mais testes

Segundo Pedro Coelho, hoje vai “ser testado de facto todo o dispositivo de emergência pré-hospitalar e a integração com os hospitais da região” à semelhança do que aconteceu no Portugal/Inglaterra que decorreu em Faro. Estas iniciativas vão ainda acontecer “em todos os jogos que Portugal realizar em casa até ao Euro’2004″. O INEM espera esta noite a anunciada “casa cheia” em Braga e não prevê “que se dêem situações graves”.

Depois da participação do Instituto em diversos simulacros nacionais e internacionais (incluindo um na Roménia, no âmbito da NATO), Pedro Coelho afirma que o INEM “tem todas as condições para prestar um bom serviço ao país”. O assessor acrescenta que “há ano e meio que o Euro está a ser preparado”, tendo o INEM uma equipa específica a tratar do assunto. Além disso, considera que foi feito “um grande esforço de formação e de aquisição de alguns novos equipamentos necessários”.

Ainda assim, o INEM tem em conta que há trabalho a ser feito “durante o evento, e há algumas variantes que vão estar dependentes da produção das selecções no campeonato, que não é uma competição estática”.

O Plano Integrado de Intervenção para o Euro’2004 está a ser coordenado por uma comissão do Ministério da Saúde presidida pelo secretário de Estado da Saúde. A Direcção-Geral da Saúde, as Administrações Regionais de Saúde, o Infarmed, o Instituto Português do Sangue e o INEM são as entidades envolvidas neste Plano.

Liliana Filipa Silva