UMIC, POSI, FCCN, MCES. Maiúsculas sem sentido aparentemente lógico, são o suporte umbilical de uma nova biblioteca virtual. Que escondem enigmaticamente?

Está em fase de arranque, na Universidade do Porto (UP), a Biblioteca Científica Digital (BCD). Para se chegar ao ponto actual, em que são disponibilizadas integralmente on-line cerca de 3.500 publicações de teor científico, foi fundamental a influência de algumas entidades e programas governamentais.

A Unidade de Missão Inovação e Conhecimento (UMIC), a funcionar desde 2002, tem como objectivos fomentar a criação de emprego, impulsionar a actividade, modernizar os serviços públicos e oferecer a todos a oportunidade de participar na sociedade da informação. Conjuntamente com o Ministério da Ciência e do Ensino Superior (MCES), empreendeu um conjunto de iniciativas que levaram ao arranque concreto da BCD.

O III Quadro Comunitário de Apoio define, como prioridade, o desenvolvimento da sociedade de informação. Neste encadeamento, o Programa Operacional Sociedade da Informação (POSI) exerce um papel de dinamização estratégica dos investimentos, apoiados por outras intervenções operacionais com projectos na área da informação. Aprovado pela Comissão Europeia a 28 de Julho de 2000, financiou o projecto precursor da BCD, a Web of Knowledge. Em parceria com a UMIC, assume metade do financiamento da BCD.

A Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN) é uma instituição privada, sem fins lucrativos, em actividade desde Janeiro de 1987. Com o apoio de diversas universidades e outras entidades, tem contribuído para a expansão da Internet em Portugal. A gestão, operação e planeamento da Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade é a sua principal actividade. É ainda responsável pela gestão técnica e infra-estrutura tecnológica da BCD.

Germano Oliveira