Raffarin tem 100 dias para recuperar os votos perdidos para a esquerda nas eleições autárquicas.

Depois da derrota histórica da direita nas eleições de Domingo o governo francês foi reestruturado. O presidente Jacques Chirac decidiu manter o primeiro-ministro Raffarin pelo menos até às eleições europeias em Junho.
O primeiro-ministro reconduzido afirmou ter compreendido a mensagem do escrutínio e diz que a prioridade do governo é a economia e o emprego.

O novo executivo tem assim a difícil missão de estimular a economia francesa, que tem um défice de 4,1%, uma dívida pública superior aos 63% do Produto Interno Bruto e uma taxa de desemprego de 9,6%.

A figura-chave do novo executivo é Nicolas Sarkozy, que assume a pasta da Economia e Finanças e é também apontado como o provável sucessor de Raffarin.
Dominique Villepin passou a pasta a Michel Barnier que é o novo chefe da diplomacia francesa. Villepin transita para a chefia do Ministério do Interior e a pasta da defesa permanece sobre a alçada de Michele Alliot-Marie.
A principal novidade no novo governo francês é a criação do superministério “Emprego, Trabalho e Coesão Social” confiada a Jean-Loius Barloo.
O terceiro executivo de Raffarin tem 100 dias para reconquistar os votos perdidos nas eleições regionais.

Carla Sousa

Foto:Le Figaro