Será sem dúvida uma oportunidade invulgar que o país terá de aproveitar para mostrar a sua capacidade de empreendimento e de realização de eventos de grande envergadura.

No entanto, para além de toda a projecção mediática internacional, 2004 será também um ano simbolicamente importante para a democracia portuguesa. Comemora-se o 30º aniversário da Revolução de 25 de Abril.
Há trinta anos, o Movimento das Forças Armadas fechava o último capítulo do Estado Novo e abria o caminho para uma aventura democrática sem precedentes que viria a alterar – para sempre – os destinos do país.

Para assinalar a data, o JornalismoPortoNet quis explorar a memória que o país real possui do dia da Revolução.

“Onde estava no 25 de Abril?” é já um cliché, mas foi precisamente essa a questão que colocámos a alguns professores do Ensino Secundário que viveram apaixonada e intensamente a Revolução dos Cravos.
Uma vez revisitadas as memórias de uma geração, procurámos descobrir também se os “Filhos da Revolução” atribuem algum valor ao legado de Abril.

Por fim, tivemos ainda tempo para recolher dois testemunhos insólitos da Revolução. Em entrevista exclusiva, o jornalista Carlos Fino e o Professor Marcelo Rebelo de Sousa partilharam as suas recordações do dia em que tudo mudou…

Hugo Correia