A paramiloidose é uma doença que se manifesta normalmente entre os 25 e os 35 anos e que é transmitida por via genética.

Os principais sintomas são uma grande perda de peso e de sensibilidade a estímulos.
O professor Corino de Andrade detectou esta doença ao observar pescadores da zona da Póvoa de Varzim que não sentiam dor quando se cortavam nas cordas dos barcos e se queimavam com os cigarros.

A principal zona afectada são os membros inferiores (daí se chamar doença dos pézinhos). Mais tarde a doença alastra-se aos membros superiores, causando também perturbações a nível do sistema digestivo, e problemas cardíacos e do sistema nervoso. Os rins e o coração são gravemente atingidos nas ultimas fases da doença.
Os primeiros sintomas são constantes formigueiros nos pés e uma perda de sensibilidade ao frio e ao calor.

A paramiloidose é uma doença ainda mortal, mas que pode ser retardada através de um transplante hepático. Este transplante tem várias implicações, na medida em que podem surgir problemas de rejeição do órgão.
A doença dos “pézinhos” é uma doença hereditária, crónica e progressiva. Desde o nascimento, o sangue dos portadores de paramiloidose apresenta uma proteína anormal que se forma a partir da troca de aminoácidos. Deste modo, é-nos possível saber quem são os transmissores da doença e os possíveis futuros doentes.

Cátia Araújo