As 70 equipas inscritas nesta edição das Férias Desportivas viajam hoje de comboio, durante a noite, para o Algarve. A concentração na Estação de Campanhã é logo as 21 horas. As férias começam já hoje, uma vez que a longa viagem de comboio até Tavira é já uma tradição do campo de férias, e terminam no próximo domingo com a viagem de volta.

Os participantes chegam amanhã a Tavira por volta das 8 horas. O Aldeamento Pedras d`El Rei, que à semelhança de anos anteriores acolhe as Férias Desportivas, fica a cerca de 4 quilometros. Uma vez instalados, as actividades têm inicio às 14 horas: primeiro a aerobica a depois o torneio de futebol. Paralelamente, decorrerão outras actividades em que as equipas podem pontuar: os matrecos humanos, o roller hockey e o futvolei.

Na quinta-feira, as equipas disputam os torneios de andebol de praia, de touch rugby e de street basket. No mesmo dia, os elásticos, o boxe e a pista de obstáculos são as actividades paralelas.

A “Loucura Total” vai ser na sexta-feira. A prova de estratégia consiste em fazer um percurso, completar as actividades de cada posto e fazer 1001 pontos. Nem mais nem menos. Ao fim da tarde haverá hidroginástica.

No sábado, último dia de actividades, os participantes vão entrar na “Corrida Mais Louca do Mundo”. A corrida será sobre e à volta da piscina do aldeamento, onde estarão montados alguns insufláveis. Depois há aerobica.

ferias2.jpg

Recolha de sangue: espera-se a adesão dos estudantes

Ainda sábado, duranmte todo o dia, a Comissão Nacional de Luta contra a Sida vai estar em Pedras d`El Rei para aproveitar a presença dos mais de 700 estudantes para uma campanha de recolha de sangue.

Noites temáticas no Barril

As Férias Desportivas tmabém metem um “pézinho de dança”. A animação nocturna é no Bar da Praia do Barril, que serve o aldeamento e fica do outro lado da protegida Ria Formosa. À excepção de uma das noites, chamada “nopite livre”, todas as outras estão suordinadas a temas diferentes. A Noite de Vénus é a noite dedicada à luta contra a Sida mas as outras noites terão temas menos sérios como a Noite do Pijama. As equipas vestidas a rigor têm regalias nos bares. Todas as noites, a happy hour dos bares do Barril é das 23 horas à meia noite. A noite é chamar os participantes para a praia mais cedo, uma vez que a festa não pode durar até de manhã naquela praia da reserva natural da Ria Formosa, por exigência da Cãmara Municipal de Tavira.
O regresso é dia 18 de manhã. Os participantes chegam ao Porto por volta das 23 horas.

Ana Isabel Pereira

Fotos: FAP