George Bush vai dar a sua primeira conferência de imprensa do ano. O presidente norte-americano vai falar em directo para as televisões, às oito e meia da noite, na Casa Branca. A conferência de imprensa surge numa altura em que a administração Bush está a ser confrontada com um inquérito do congresso, sobre os acontecimentos de 11 de Setembro, e ainda com o agravar da situação no Iraque.

Desde que Saddam Hussein foi capturado que os EUA não viviam uma situação tão sangrenta. A administração norte-americana não tem conseguido controlar o clima de instabilidade que se vive no Iraque, entre sunitas e xiitas, e os americanos (e o mundo) querem saber quais os planos de Bush para estabilizar o país.

Numa altura em que se fala do envio de mais 10 mil militares americanos para o Iraque, colocam-se muitas dúvidas acerca do êxito das políticas de Bush, acusado por muitos analistas de ter falta de estratégia e de não conseguir constituir um governo no território iraquiano.

“Porque não? Estou disponível para responder às vossas questões”. Foi desta forma que o presidente americano respondeu aos jornalistas, no Texas, quando questionado se estaria disponível para um encontro com a imprensa.

Bruno Amorim