Uma hora e 38 minutos foi o tempo que o checo Radek Stapanek levou para derrotar o campeão russo, Nikolay Davydenko, pelo resultado de 7-6 (4) e 6-3.

O primeiro set foi bastante equilibrado e disputado: o tenista checo só venceu no “tie break”. Foi preciso pouco mais de uma hora para Stapanek se adiantar.
O segundo set sagrou a eficácia do checo, que levou apenas 35 minutos a arrumar definitivamente com o campeão em título do torneio.

Stapanek confirma assim a boa impressão deixada em 2002, quando chegou aos quartos-de-final. Por sua vez, Davydenko evidencia assim a quebra do seu jogo quando transita para terra batida. Esta temporada tem sido particularmente difícil para o russo. Em nove torneios, só em três chegou à segunda ronda.

Esta foi a terceira vez na história do Estoril Open que o detentor do título perde na primeira ronda do quadro principal de singulares. Emilio Sanchez perdeu em 1991 e Carlos Costa em 1995.

Para o encontro dos oitavos de final, Stepanek terá de esperar pelo resultado do confronto entre o argentino Gaston Gaudio (sétimo cabeça-de-série) e o alemão Florian Mayer, que garantiu a presença no quadro principal ao derrotar o russo Yuri Schukin.

Nos oitavos-de-final, estão também os franceses Olivier Patience e Thierry Ascione. Patiente vai defrontar o vencedor do encontro entre Agustin Calleri e Jiri Vanek, enquanto Thierry Ascione espera o desfecho do encontro entre Mariano Zabaleta e Vasilis Mazarakis.

Hoje, a jornada será composta por 27 encontros disputados em seis courts. Aguarda-se o confronto entre os portugueses Diogo Rocha e Leonardo Tavares, ambos comtemplados com um “wild card”. Há cerca de três anos que os dois não se defrontam em competições oficiais e aquele que aceder aos oitavos-de-final garante, em caso de derrota na ronda seguinte, 15 pontos para o ranking técnico ATP e um cheque de 8.630 euros. O vencedor deste encontro vai defrontar o vencedor do encontro entre Guillermo Cañas (também wild card) e Juan Ignacio Chela (5ºcs).

Na competição feminina, a francesa Stephanie Cohen Aloro passou aos oitavos-de-final ao derrotar, em três sets (6-2; 6-7;6-0), a checa Sandra Kleinova. Assinala-se ainda a derrota das portuguesas Neuza Silva com a italiana Adriana Serra Zanetti e a de Ana Catarina Nogueira frente à húngara Kyra Nagy, na primeira ronda de pares do torneio.

No quadro principal, aguarda-se o confronto entre a portuguesa Neuza Silva e a alemã Julia Schruff que, à semelhança do ano passado, voltou a ultrapassar o “qualifying” para se instalar no quadro principal feminino.

Resultados

Singulares femininos – primeira ronda:

Stephanie Cohen-Aloro, Fra – Sandra Kleinova, Che, 6-2, 6-7 (4-7), 6-0.
Flavia Penneta, Ita – Asa Svensson, Sue, 6-1, 6-3.
Martina Sucha, Svq – Zuzana Ondraskova, Che, 6-1, 6-2.
Klara Koukalova, Che – Tatiana Garbin, Ita, 5-7, 6-2, 6-3.

Singulares masculinos – primeira ronda:

Radek Stepanek, Che – Nikolay Davydenko, Rus, 7-6 (7-4), 6-3.
Olivier Patience, Fra – Julien Boutter, Fra, 3-6, 6-2, 6-4.
Thierry Ascione, Fra – Anthony Dupuis, Fra, 7-6 (7-5), 6-0.

Pares femininos – primeira ronda:

Barbara Schett/Patricia Wartusch, Aut (3) – Amanda Augustus, EUA/Henrieta Nagyova, Svq, 7-6 (7-1), 4-6, 6-4.

Emmanuelle Gagliardi, Sui/Janette Husarova, Svq (2) – Yulia Beygelzimer, Ucr/Tatiana Poutchek, Bie, 2-6, 6-4, 6-1.

Iveta Benesova/Michaela Pastikova, Che – Maret Ani, Est/Libuse Prusova, Che, 7-6 (7-3), 6-3.

Kyra Nagy, Hun/Adriana Serra Zanetti, Ita – Ana Nogueira/Neuza Silva, Por, 6-0, 6-3.

Pares masculinos – primeira ronda:

Juan Ignacio Chela/Gaston Gáudio, Arg – Gregory Carraz/Fabrice Santoro, Fra, 6-1, 6-4.

Foto: ATP

Carla Gonçalves