As eleições na África do Sul para a Assembleia Nacional e para o Conselho Nacional de Províncias já estão a decorrer e contam com a participação de 37 partidos políticos. Depois de eleita, a Assembleia Nacional vai eleger o novo presidente do país e formar o executivo.

Estas são as terceiras eleições democráticas no país desde o fim do “apartheid”, em 1994.

Segundo uma sondagem pré-eleitoral realizada pela MarkData, o ANC, partido do actual presidente sul-africano, Thabo Mebki, deve obter cerca de 70% dos votos, o que significa que Mebki deverá ser reeleito.

Os restantes votos estão distribuídos pelos vários partidos da oposição. A Aliança Democrática (DA) deverá arrecadar cerca de 11% dos votos, seguido do Partido da Liberdade Inkatha (IFP) com 8,3% e dos Democratas Independentes (ID) com 7,1%.

O ANC foi criado em 1912 e surgiu como movimento histórico de libertação. Foi proibido durante décadas até que ganhou as primeiras eleições livres pós-“apartheid”, em 1994, altura em que Nelson Mandela se tornou presidente do país. Segundo a última sondagem pré-eleitoral realizada, o partido vai ser reeleito pelo terceiro ano consecutivo.

Andreia Parente