A partir das 22h00 de hoje, o minimalismo e a sofisticação da obra de Michael Nyman vão soar entre as paredes do Coliseu do Porto. Amanhã é a vez de Lisboa.

Particularmente conhecido pela composição de bandas sonoras para diversos filmes, Nyman vai subir aos palcos portugueses apostado em viajar para além do cinema. Para tal, conta com a prestação e colaboração do Nyman String Quartet e da soprano Sarah Leonard.

Com uma obra extensa, aliou o folk à complexidade da música erudita. Na década de 60 foi um dos criadores que se insurgiu contra uma certa corrente vanguardista de criatividade musical. Teve como mestres Alan Bush e Thurston Dart.

No seu currículo, encontramos colaborações com várias orquestras, passagens pelo universo da crítica musical, dos desfiles de moda e dos jogos de computador. Escreveu para vários filmes de Peter Greenaway, dos quais se destaca «Os Livros de Próspero» (1991). Em 1993, compôs aquela que é provavelmente a sua obra mais mediática, a banda sonora do filme «O Piano», de Jane Campion. As partituras de «Gattaca» (1997), de Andrew Niccol, constituem igualmente outro passo de sucesso.

As portas dos Coliseus do Porto e Lisboa abrem-se para os concertos de Nyman com um “abracadabra” que varia entre os 18 e 40 euros.

Germano Oliveira

Foto: Site Oficial Michael Nyman