O jogo foi adiado, há cerca de um mês, a pedido da equipa portista. José Mourinho e Pinto da Costa não se esqueceram disso e agradeceram publicamente aos dirigentes nacionalistas pela compreensão mostrada e pela ajuda que deram à eliminação do Manchester United, evitando que o F.C.Porto ficasse com um calendário ainda mais sobrecarregado.

Porto e Nacional estão muito perto de conseguir os seus objectivos. Como José Mourinho fez questão de referir, este não é um jogo decisivo. Quem perder continuará na mesma classificação e num lugar que satisfaz objectivos. No entanto, para ambas as equipas, este jogo pode significar um passo de gigante para os seus intentos. Uma vitória do F.C.Porto quase garante o campeonato; uma vitória do Nacional assegura matematicamente o acesso às competições europeias.

Serginho Baiano e Jankauskas fora de jogo

A grande baixa do Nacional para o jogo de hoje é Serginho Baiano. O avançado brasileiro é um dos jogadores em destaque nos nacionalistas, mas encontra-se impedido de alinhar ao abrigo do acordo de empréstimo do F.C.Porto. Para colmatar a ausência, o treinador do Nacional deverá avançar no terreno de Rossato, fazendo entrar Cleomir para a lateral esquerda. O lado direito também terá uma cara nova: Patacas está castigado e Emerson deverá ocupar a vaga.

Do lado do Porto, Jankauskas lesionou-se num treino e não viajou para a Madeira. Mourinho conta apenas com dois avançados: McCarthy e Maciel. Bruno Moraes não foi convocado por opção.

Nem a posição confortável na tabela leva Mourinho a fazer grandes alterações na equipa. O técnico do Porto já afirmou que a conquista do Campeonato é prioritária. Nesse sentido, não é crível que haja muitas alterações na equipa base. Alenitchev deve entrar para o meio-campo de forma a poupar Pedro Mendes ou Maniche. Ricardo Carvalho, verdadeira “besta negra” do Nacional nos últimos jogos com o Porto (marcou dois golos que garantiram duas vitórias aos portistas) também poderá ser poupado.

“Um jogo bonito”

É o que espera José Mourinho. Ao chegar à Madeira, o treinador portista afirmou tratar-se de duas boas equipas que, certamente, poderão proporcionar um bom jogo de futebol.

Efectivamente, F.C.Porto e Nacional têm feito óptimos campeonatos. Os azuis e brancos lideram há muito tempo e os madeirenses só no primeiro terço do campeonato não ocuparam lugares europeus. A juntar a isso, o Nacional tem o melhor ataque da prova em jogos em casa, contando mais um golo que o F.C.Porto. Para contrabalançar, os portistas são a melhor defesa em jogos fora.

Continentais e insulares rivalizam ainda em mais um ponto. McCarthy e Adriano, pontas de lança das equipas, são os melhores marcadores da Superliga, ambos com 17 golos. São estas as razões que prometem um jogo de qualidade, a partir das 21.15h no Estádio Eng.Rui Alves no Funchal.

Equipas prováveis:

Nacional da Madeira: Hilário, Emerson, Fernando Cardozo, Ávalos e Cleomir, Paulo Assunção, Cléber Monteiro e Gouveia, Alexandre Goulart, Adriano e Rossato

F.C.Porto: Vítor Baía, Paulo Ferreira, Pedro Emanuel, Jorge Costa e Nuno Valente, Costinha, Maniche, Alenitchev e Deco, McCarthy e Maciel

André Morais