Conhecem-se já alguns nomes prováveis para as noites da festa grande dos universitários portuenses. A divulgação oficial do cartaz está agendada para a próxima segunda-feira, no Café Bogani, no Cais de Gaia, mas é já quase certo que os Mão Morta, os já habituais Xutos e Pontapés e os Mind da Gap marquem presença nas Noites da Queima, no recinto da antiga Feira Popular.

A única banda que a Federação Académica do Porto (FAP) confirma são os The Fingertrips, vencedores do concurso de bandas de garagem organizado pela federação. A banda pratica um rock de fusão, que bebe do ska, do rock e das músicas dos Balcãs de um Emir Kusturica. O concerto dos Fingertrips é na primeira noite da Queima, na passagem de 1 para 2 de Maio.

No dia seguinte, os Mão Morta devem pisar o grande palco. A banda acaba de lançar um novo álbum – «Nus» -, mas o concerto deve basear-se nos grandes êxitos do grupo de Adolfo Luxúria Canibal, que celebra este ano o 20º aniversário. Os Xutos e Pontapés ultimam o novo álbum e devem ser um dos pratos fortes do certame, como é já um hábito na Queima do Porto, e os veteranos do hip-hop nortenho Mind da Gap encontram-se em digressão nacional com «Suspeitos do Costume», de 2002, como último registo.

Pedro Barrias, da FAP, adiantou ao JornalismoPortoNet (JPN) que, ao contrário da edição de 2003, a festa deste ano contará com a presença de alguns nomes estrangeiros que permanecem ainda desconhecidos.

Pedro Rios

FOTO: FAP