O novo Estádio Municipal de Braga acolhe, este ano, a quarta edição da Minho Campus Party, a “festa da informática e das novas tecnologias”, que será o “primeiro evento num recinto desportivo, após o Euro 2004”, assegura Filipe Vale, da organização do evento, ao JPN. O novo estádio de Braga é considerado o melhor local “não só porque tem umas instalações espectaculares, como também tem uma área de dez mil metros quadrados”, situada por baixo do campo de jogo, que vai acolher cerca de 1700 participantes.

O evento começa a 28 de Julho e segue-se uma maratona de 5 dias, 24 horas por dia sempre a teclar, “em competição de jogos, em concursos de segurança”, mas também em “seminários, conferências e workshops”. A grande novidade deste ano, consiste no acesso à internet “com a ligação mais rápida que há em Portugal”, assegura Filipe Vale.

“Antecipar hoje o que será a internet do futuro”, é o principal objectivo da Minho Campus Party, diz o organizador. Os participantes neste evento, que vão dos “7 aos 100 anos”, vão poder partilhar “conhecimento, formação com o lazer e entretenimento”, acrescenta.

Nuno Vieira, estudante de informática na Universidade do Minho, é um adepto entusiasta deste evento. Desde que começou por estas andanças há dois anos, não mais parou. O estudante confessa ao JornalismoPortoNet que, o que mais gosta nesta iniciativa é do “convívio com pessoal que gosta das mesmas coisas e dos jogos”. Para aguentar 24 horas “non stop” em frente ao computador, Nuno e os amigos dormiam “numa tenda e por turnos”. Este é um evento que o estudante da universidade do Minho recomenda a “todos os que gostam de informática”. Este ano, o Nuno e a sua “equipa” já têm computador reservado.

Vânia Cardoso