O novo estabelecimento prisional do Norte, localizado em Santa Cruz do Bispo (Matosinhos), irá contar com o apoio da Santa Casa da Misericórdia do Porto (SCMP). A instituição vai prestar cuidados ao nível dos serviços de saúde, creches, alimentação e lavandaria, entre outros, como anunciou a ministra da Justiça, Celeste Cardona, à margem da inauguração do Julgado de Paz do Porto.

Celeste Cardona afirmou que esta “é uma experiência piloto da qual se espera recolher bons resultados, no sentido de poderem ser estendidas novas formas de colaboração e cooperação com instituições desta natureza”. A ministra da Justiça admitiu que esta experiência poderá vir a abarcar não só instituições de solidariedade, mas também empresas privadas. Apenas uma condição é imposta: “que respeitem um conjunto de princípios e regras fundamentais, como sejam a sua especial vocação, a forma de integração na sociedade e a capacidade para gerir recurso”.

Questionada sobre a possível abertura da administração dos serviços prisionais à iniciativa privada, Celeste Cardona afirmou que “não está preocupada com a denomição desta realidade”, mas sim com a garantia de “princípios de humanização e com uma melhor gestão dos recursos, proporcionando às mulheres reclusas e aos seus filhos condições de dignidade e de respeito enquanto estão privadas da liberdade”.

Carla Gonçalves