No âmbito das novas bibliotecas que estão a ser construídas, vão ser assinados contratos-programa com os municípios da Guarda e Meda, no próximo dia 29.

O responsável da Biblioteca Municipal da Guarda, António Oliveira, referiu que o alargamento da Rede Nacional é “óptimo”, porque “é importante que haja instituições onde as pessoas se possam instruir”.

As obras da nova biblioteca já começaram no ano passado e está previsto que estejam concluídas daqui a sete meses: “a 27 de Novembro é o feriado municipal da Guarda. A ideia da presidente da Câmara é que a inauguração do edifício seja nesse dia”.

O concelho de Guarda conta com várias bibliotecas escolares e do ensino superior além da municipal, no entanto, António Oliveira, garante que a população precisava de mais uma destas infra-estruturas: “a biblioteca municipal é num edifício antigo e que não oferece condições”. O novo edifício vai disponibilizar mais meios e apresentar novas ofertas, garante o responsável.

António Oliveira defende que a existência de uma rede de bibliotecas a nível nacional é “desejável e até teoricamente possível”.

Fonte da Câmara Municipal de Meda sublinha que o alargamento da Rede é “uma boa medida” e que, “certamente, todos os municípios concordarão com este projecto”.

Em declarações ao JPN, a Câmara de Meda disse que no concelho existe uma biblioteca municipal, no entanto, esta não oferece as condições necessárias para dar resposta às exigências dos utentes. Neste sentido, a construção de um novo edifício é “bem-vinda” para corresponder melhor às exigências da população.

Neste momento está a decorrer o concurso público para a adjudicação da nova biblioteca.

Segundo o portal do Governo até ao Verão serão assinados contratos-programa com as autarquias da Anadia, Penalva do Castelo, Sever do Vouga, Olhão e Castro Marim.

Ainda este ano está previsto a inauguração das bibliotecas de Estarreja, Mealhada, Almodôvar, Alvito, Cuba, Bragança, Penamacor, Albufeira, Tavira, Alvaiázere, Fronteira e Murça.

Neste momento, a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas é composta por 122 bibliotecas em funcionamento e mais 115 já aprovadas, das quais 43 se encontram em fase de obra.

Prevê-se que até ao final da década a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas possa estar concluída, abrangendo todo o país.

Andreia Abreu