Depois de muitos requerimentos e vozes da oposição apelarem à presença do ministro da cultura, Pedro Roseta, no parlamento, para esclarecer a situação da Casa da Música, o ministro cedeu.
A Casa da Música desde que teve início, em 1997, viu-se envolvida em sucessivas polémicas. A sua localização, as consecutivas alterações da equipa de gestão, os atrasos na abertura, são alguns dos problemas já vividos pela, ainda não inaugurada, Casa da Música.

A mais recente polémica envolve os custos da obra. A propósito do assunto, o JornalismoPortoNet falou com a deputada socialista, Manuela Melo, que se mostrou descontente com a posição “indefinida” de Pedro Roseta. “Sobre os custos o ministro não respondeu ao facto de, em Junho de 2002 o custo global da obra, incluindo já todo o custo da estrutura de todo o edifício, ser à volta de 55 milhões de euros, ter agora passado, com a segunda e terceira fase de empreitada para 98 milhões de euros”, diz Manuela Melo.

O Conselho de Administração da Casa da Música, já avançou com a proposta de uma fundação, mas em relação a este assunto, segundo afirmações de Manuela Melo, o ministro diz que “não há uma decisão da tutela sobre qual vai ser o modelo jurídico, a organização ou o funcionamento da Casa da Música”.

Não menos polémico foi o afastamento de Pedro Burmester, do cargo de director artístico. Apesar das críticas da oposição, o ministro diz que não “se deve imiscuir”, neste assunto. Esta posição, não agrada a Manuela Melo que não percebe porque é que o ministro não se pronuncia sobre o assunto quando, “a outra parte da tutela (Câmara municipal do Porto) já o fez”, interroga-se a deputada. E acrescenta que “o ministro deveria ter sido, pelo menos, consultado e deveria ter sido discutido com ele a razão pela qual o Pedro Burmester foi afastado. Não está em causa o que vale o novo director artístico, mas está em causa a forma como foi conduzido o processo. É óbvio que queriam pôr fora o Pedro Burmester”, sublinha.

Segundo Manuela Melo, o Ministro da Cultura garante que “o projecto cultural Casa da Música, não vai ser adulterado”. Quanto à inauguração da Casa, Pedro Roseta confirma que será no primeiro trimestre de 2005, “mas não dita uma data”, conclui Manuela Melo.

Vânia Cardoso