Vila de Rei não tem, neste momento, nenhuma biblioteca. A construção do novo equipamento é "uma necessidade de há muito".

A responsável pela candidatura da Câmara Municipal de Vila de Rei, Paula Crisóstomo, comentou ao JPN que a biblioteca que vai ser construída é “uma necessidade de há muito tempo”. O concelho não tem nenhum destes equipamentos e o que a população quer é um “a sério”, com condições dignas: “Temos um pequeno núcleo com alguns livros que são disponibilizados à população, mas não se pode chamar a isso uma biblioteca”.

O novo edifício constitui, assim, uma “mais valia para todos, quer para fins lúdicos, quer para investigação, em especial por parte da população estudantil”.

O início das obras está previsto para fim de 2004. Apesar do programa do concurso ainda não estar completo, prevê-se também que em oito meses se consiga concluir as obras.

Dado o elevado custo deste tipo de infra-estruturas, a responsável aplaude o protocolo assinado: “é uma excelente oportunidade, principalmente para Câmaras da nossa dimensão e com poucos recursos financeiros. Se não fossem estes apoios, não nos seria possível esta nova biblioteca”.

Paula Crisóstomo acredita “plenamente” que até ao final da década a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas possa estar concluída, abrangendo todo o país.

Andreia Abreu