Trata-se de uma mostra necessária para a aproximação da faculdade às entidades empregadoras, aos alunos do 3º ciclo e Ensino Secundário e aos universitários da FLUP. O público-alvo são os alunos que estão no 12º ano e que daqui a uns meses terão que decidir o curso a seguir e eleger uma faculdade. Foi, sobretudo a pensar nestes alunos que a FLUP organizou um evento deste género, pela primeira vez.

Conhecer as instalações, os cursos, as pós-graduações e as saídas profissionais é o que a comunidade estudantil e o público em geral podem encontrar. Sandra Pereira do gabinete de eventos e relações com o exterior, também, ex-aluna da casa, disse ao JPN que o principal objectivo da Expoletras é “fazer a divulgação dos cursos e das licenciaturas da faculdade e dar a conhecer aos alunos do secundário as oportunidades que a FLUP oferece”.

A realização desta exposição surgiu na sequência da I Mostra de Ciência, Ensino e Inovação da Universidade do Porto, realizada o ano passado, no mercado Ferreira Borges. “Depois da Mostra pensamos: por que não fazer o mesmo apenas sobre a FLUP?”, disse Fátima Lisboa, do gabinete de eventos da FLUP.

Com a Expoletras pretende-se mostrar aos próprios alunos, mas também aos empresários que os estudantes de letras não têm que ser “necessariamente docentes, mas que poderão ser bons profissionais em várias áreas distintas”.

Durante esta semana, os visitantes poderão visitar a biblioteca, a tenda de exposição, onde estarão representados os cursos da casa e poderão ainda participar em várias actividades lúdicas.
Informação e entretenimento estão de mãos dadas nesta primeira edição da Expoletras.

Andreia Abreu